SEMrush vs MOZ: Qual é a melhor ferramenta de SEO?

semrush-vs-moz

Como um profissional de marketing, você trabalha com muitas empresas B2B para melhorar seus rankings. Dia sim outro também, você precisa usar as melhores ferramentas para fazer esse trabalho. Nesse cenário, a competitividade é alta e existem várias ferramentas. Mas qual usar? Vamos fazer um comparativo entre as principais hoje: SEMrush vs Moz Pro.

Quer ficar por dentro da nossa análise SEMrush vs MOZ mas está sem tempo para ler? Aperte o play e ouça o artigo!

Ambas as ferramentas de marketing digital estão entre as mais respeitadas e reconhecidas no mundo do SEO. As duas são bastante abrangentes no que elas podem fazer, mas desde que muitos de seus recursos convergiram, surgiu a dúvida de qual escolher.

Esta não é uma decisão fácil porque ambas as ferramentas tem muito a oferecer. A seguir, faremos uma comparação honesta de SEMrush vs MOZ com os principais recursos de cada ferramenta de SEO.

Análise comparativa: SEMrush vs MOZ

Pesquisa de palavra-chave: Keyword Magic do SEMrush vs Keyword Explorer Review da Moz

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave do SEMrush é chamada de “Keyword Magic Tool”.

Sua ferramenta de palavras-chave fornece centenas de sugestões de palavras-chave para segmentar, assim como a da Moz. Mas foi claramente construída a partir de uma perspectiva PPC.

Por exemplo, eles criam ideias de palavras-chave com base nas palavras-chave de origem e você pode filtrar por:

  • correspondência ampla;
  • correspondência de frase ou correspondência exata;
  • número de palavras;
  • declarações ou perguntas;
  • palavras com as quais começa;
  • palavra termina com;
  • palavras-chave contém;
  • palavras-chave que não contém;
  • dificuldade.

Surpreendentemente, isso realmente é um benefício, já que essas opções de filtro são bastante úteis e outras ferramentas normalmente não oferecem.

A ferramenta da Moz, chamada Keyword Explorer, é tão poderosa quanto. Ela dará a você algumas centenas de ideias de palavras-chave com base na frase original digitada.

Sua filtragem pode ser mais poderosa, pois permite classificar alguns métodos inovadores, incluindo:

  • relacionado a palavras-chave com resultados de pesquisa semelhantes;
  • tópicos relacionados;
  • tópicos amplamente relacionados;
  • incluir apenas palavras-chave com todos os termos de consulta;
  • uma mistura de fontes.

A única desvantagem que somente o uso constante revelará é que a ferramenta nem sempre é precisa. Essas opções de filtragem exigem um algoritmo qualitativo e isso é difícil de acertar.

Filtrar por resultados de pesquisa semelhantes, por exemplo, parece como uma maneira meio Santo Graal de encontrar ideias de palavras-chave de SEO, mas os resultados que aparecem geralmente não são ideais. Você recebe termos amplamente relacionados que nem sempre são relevantes.

Ambas as ferramentas correspondem aproximadamente a essa área. A Moz tem uma pequena vantagem porque compensa seus filtros imprecisos com a precisão do volume de pesquisa.

A ferramenta de palavra-chave do Google , por exemplo, faz uma coisa desagradável ao combinar as pesquisas médias por mês de frases de pesquisa, sinônimos, plurais e singulares intimamente relacionados.

O problema é que ele não consegue captar o volume de pesquisa nas palavras-chave que têm pouco volume (10 por mês é geralmente o limite em que essas imprecisões ocorrem) ou superestima, agrupando muitas coisas juntas.

O Moz Pro exibe seu próprio volume de pesquisa exclusivo para cada palavra-chave, o que separa claramente cada palavra-chave relacionada em seu próprio volume de pesquisa para obter uma imagem mais precisa.

Assim, o volume de pesquisa no Moz é um pouco mais preciso do que no SEMrush.

Análise competitiva de palavras-chave

O SEMrush é uma das ferramentas mais completas e precisas quando se trata de informar todas as palavras-chave classificadas para as páginas do seu concorrente. Nada chega perto.

Se há uma coisa que faz o SEMrush brilhar, é isso.

Quando você compara a profundidade dos resultados com outras ferramentas que fazem isso, como a SpyFu, a diferença é impressionante. O SpyFu mostrará apenas uma pequena fração de palavras-chave que realmente classificam para uma página, e essas palavras-chave e suas classificações geralmente serão um pouco imprecisas.

A melhor parte? Demora menos de um segundo para o SEMrush fornecer todos os dados.

Atualmente, a Moz não oferece esse recurso. O que ele oferece é uma comparação das palavras-chave de classificação do seu domínio raiz com até dois domínios-raiz de outros concorrentes.

Ele oferece um tema do Diagrama de Venn que identifica quais palavras-chave você classifica e quais palavras-chave apenas um de vocês classifica. Você pode obter esse recurso na ferramenta Keyword Explorer selecionando domínio raiz, subdomínio ou página exata na opção de pesquisa.

Dito isto, SEMrush e SpyFu podem fazer o mesmo. Mas como a Moz acabou de lançar a sua solução, a ferramenta do SEMrush provavelmente é mais precisa, já que teve mais tempo para eliminar imprecisões.

Embora isso seja melhor que nada, ele não mergulha no ‘X’ real da análise do concorrente.

O poder real desta ferramenta é a capacidade de descobrir imediatamente todas as palavras-chave e posições orgânicas classificadas por todos os seus concorrentes.

Ele também exibe o tráfego de pesquisa estimado para cada palavra-chave e a porcentagem de palavras-chave que são relacionadas com marca.

Acompanhamento de palavras-chave ao longo do tempo

Com SEMrush, você pode fazer verificações instantâneas de mudança de classificação de palavra-chave em qualquer período de tempo especificado.

Com a Moz, o desempenho da palavra-chave de rastreamento não é retroativo. Portanto, se você acabou de enviar uma palavra-chave, ela manterá as guias em andamento, mas não poderá verificar o desempenho da sua classificação nos últimos seis meses ou ano.

Em termos de precisão, o SEMrush pode ser um pouco melhor.

Às vezes, ao fazer uma classificação por mudança de posição para ver quais palavras-chave foram mais alteradas, a Moz exibe várias palavras-chave como “Nenhum volume de dados de pesquisa” que subiram 99 posições para a Classificação nº 1.

É basicamente dizer que um monte de palavras-chave com menos de 10 pesquisas por mês chegou ao topo. Mas ao checar as estatísticas, é uma história diferente.

Ir direto aos resultados de pesquisa do Google em uma janela anônima conta uma história diferente. Não achamos a página X listada em nenhum lugar perto da classificação 1 para essas palavras-chave ou para palavras-chave com um volume substancial de pesquisa que foram classificadas entre as dez primeiras. Às vezes, ela nem está nos resultados da pesquisa.

Essa imprecisão pode ser resultado da grande quantidade de dados com os quais a Moz tem que trabalhar e da baixa frequência que ela atualiza esses dados. Mas quem sabe? Pode ser uma causa raiz ainda maior.

SEMrush vs Moz: Revisão de Análises

O SEMrush oferece seu próprio conjunto de métricas para SEO. Algumas bastante úteis são:

  • Recursos de SERP (que apresentam sua palavra-chave nos resultados de pesquisa, incluindo pacotes locais, caixas de respostas, trechos em destaque, perguntas relacionadas etc.);
  • Um relatório bastante preciso sobre a posição da palavra-chave ao longo de qualquer período de tempo;
  • O número total de resultados concorrentes no Google;
  • Sua própria métrica de dificuldade de palavra-chave;
  • Filtragem do Google Desktop vs Mobile;
  • Filtragem por país.

semrush-comparison-keyword-research-1

O SEMrush também possui uma ferramenta chamada SEO Idea Units. Ela oferece ideias de como conseguir um ranqueamento de página para uma determinada palavra-chave. São  insights sobre link building, SEO, UX, recursos SERP, semântica e idéias de conteúdo.

A Moz também possui algumas métricas ótimas, algumas das quais são baseadas em seu próprio algoritmo secreto:

  • Recursos de SERP;
  • Autoridade de página;
  • Uma métrica de prioridade;
  • Autoridade de Domínio;
  • Uma métrica de dificuldade;
  • Uma métrica de CTR orgânica;
  • Uma métrica de volume de pesquisa mais precisa e apurada (como mencionado anteriormente).

Você também pode enviar uma lista de palavras-chave em massa e ela emitirá essas métricas em cinco minutos ou menos.

Honestamente, a Moz vence aqui.

Sua métrica de autoridade de domínio e de página é bem conhecida desde os primórdios do SEO e ainda é bastante precisa para estimar a competitividade de seu site ou de qualquer outro site.

As outras métricas que a Moz oferece também são ótimas para avaliar o valor da classificação de uma palavra-chave e uma probabilidade de que você possa classificar por ela. Quer dizer, esse número de CTR orgânico é bastante interessante e difícil de conseguir!

Além disso, algumas dessas métricas podem ser verificadas por você mesmo com precisão se você não confia na Moz. Para palavras-chave que você sabe que são extremamente competitivas, você pode ver se as métricas de Prioridade e Dificuldade são compatíveis.

Perfis de Backlink

No que diz respeito aos perfis de backlink, ambas as ferramentas possuem recursos bastante semelhantes e abrangentes. O SEMrush tem uma ligeira vantagem, pois também possui gráficos que categorizam diferentes tipos de backlinks por porcentagem.

semrush-vs-moz-pro-organic-keyword-research-1

Essas categorizações incluem:

  • país de origem;
  • seguido e não seguido;
  • qual % de links são texto vs imagem.

Embora essas métricas extras sejam legais, elas não são tão impactantes para o SEO. A única exceção seria a capacidade de classificar por ocorrências de texto âncora.

Para grandes sites de concorrentes, é uma boa maneira de identificar quais tópicos e postagens de blogs estão atraindo o maior número de links para que você possa replicar esse esforço.

Ele marcará os backlinks que você costumava ter, mas perdeu no relatório.

Organização e Ferramentas do cliente

Quando você tem vários sites ou clientes, você precisa de uma ferramenta que possa gerenciar todos os dados, rastreamentos e relatórios para cada um deles.

O SEMrush tem um recurso chamado de Projetos que você pode configurar para domínios específicos (clientes). É um pouco escondido (é um botão chamado Projetos na parte inferior da barra lateral esquerda) e contém todas as ferramentas voltadas para agências que ele oferece.

Muitos dos recursos são recentes, pois têm o marcador “Beta”. Como eles ainda estão na versão Beta, eles não são tão integrados e perfeitos ainda.

Tendo dito isso, o SEMrush tem muitos recursos interessantes como:

  • monitoramento de marca;
  • um auditor de SEO excepcional;
  • um analisador de conteúdo.

Muitos também ainda na versão Beta, então os problemas podem não ter sido todos resolvidos.

A Moz possui um conjunto de recursos de gerenciamento de clientes em sua seção Clientes que foram lançados e testados por algum tempo.

Eles funcionam bem para organizar e acompanhar o desempenho de diferentes sites. O único grande problema seria a precisão de seu desempenho de rastreamento de palavras-chave, que mencionamos anteriormente.

Painéis Executivos

Tanto a Moz quanto o SEMrush têm um painel executivo que fornece uma visão geral de como os esforços de otimização para mecanismos de pesquisa estão funcionando para você. O maior diferencial entre os dois é o KPI que cada um considera mais importante.

A Moz tem a sua escala de valor proprietária (Autoridade de Domínio e Autoridade de Página) que mostra imediatamente no topo do seu painel. Eles também destacam a visibilidade orgânica e o tráfego para você e seus concorrentes.

Moz-pro-dashboard-review-1

Eles têm caixas para as principais palavras-chave locais e nacionais que mostram a palavra-chave, rankings, links externos e classificações de palavras-chave concorrentes. Você pode visualizar esses dados de dois modos diferentes: semanal ou mensal.

O SEMrush toma uma abordagem com uma diferença que você pode identificar imediatamente. Em vez de se concentrar no local em que o site rastreado está em uma escala proprietária, eles mostram dados de tráfego para pesquisa orgânica, pesquisa paga, backlinks e publicidade paga na parte superior.

Moz-Pro-vs-SEMRush-data-comparison-1

O segundo painel divide o tráfego por país e mostra um gráfico que descreve o mix orgânico/pago. Eles também incluem métricas para:

  • as principais palavras-chave orgânicas;
  • distribuição de posição orgânica;
  • principais concorrentes orgânicos (com base no SERP, não no setor);
  • um mapa de posicionamento competitivo;
  • tráfego de pesquisa de marca;
  • quebra de marca versus não marca;
  • uma linha de tendência de tráfego de marca.

Todos esses dados nos levam apenas até o meio da página. Há dados sobre pagamentos, backlinks, indexação e muito mais.

SEMrush vs Moz Pro: Pricing

O preço do Moz Pro varia de US$ 99 por mês a US$ 999 por mês. Se você paga anualmente, pode economizar 20%.

Seu plano mais caro oferece 100 sites rastreados (campanhas), 10.000 palavras-chave rastreadas e 5 milhões de páginas rastreadas por semana. Você recebe relatórios e um nível premium de suporte sempre que solicitado dentro do horário comercial.

O preço do SEMrush varia de US$ 99 a US$ 399 por mês. Você pode economizar até US$ 800 no pacote superior (17%) se pagar anualmente.

Seu plano mais caro, o plano de negócios, inclui 200 sites rastreados, 5.000 palavras-chave rastreadas e 1 milhão de rastreamentos de páginas.

SEMrush vs Moz: Conclusão

A Moz é melhor em recursos do cliente para agência. Os recursos do SEMrush Projects não são tão elaborados, pois são novos, enquanto o Moz possui recursos de gerenciamento de clientes que já foram lançados e testados por algum tempo.

O conjunto de métricas, como CTR orgânica, dificuldade e autoridade de domínio, são importantes e bastante úteis para SEO.

O SEMrush é melhor para obter dados de SEO específicos e precisos – quase tudo que você possa imaginar – e exibi-los de uma maneira fácil de ler e exportar.

Onde ele realmente brilha são os dados orgânicos do concorrente, que podem fornecer a você todas as palavras-chave para as quais a página de um concorrente está classificada, o que é muito útil para pesquisa de palavras-chave de SEO ou PPC.

Também é extremamente preciso. Suas métricas e opções de filtragem são incríveis. As novas ferramentas de pesquisa de palavras-chave e auditoria de SEO são bastante impressionantes também.

As opções de filtragem do SEMrush para palavras-chave e backlinks também estão no ponto.

O grande fator diferenciador entre as ferramentas seria a precisão e a profundidade dos dados. SEMrush leva o prêmio para isso. Ser capaz de rastrear com precisão o desempenho de sua palavra-chave e reportá-la por qualquer período de tempo é importante para os relatórios dos clientes e manter a responsabilidade.

Além disso, os dados da Moz podem, às vezes, ser imprecisos, o que pode destruir a confiança e causar confusão ao avaliar seu desempenho.

O Moz vale a pena? Para algumas pessoas, sim. Dependendo de suas necessidades exclusivas, você pode colocar um valor mais alto nas análises e métricas superiores que a Moz fornece ou em seus recursos de gerenciamento do cliente. Agora a decisão é com você!

Vamos começar hoje mesmo a mudar a relevância e a qualidade do conteúdo do seu blog/site? Marque uma consultoria gratuita de Audio Marketing com nossos especialistas. Será um prazer te ajudar a alcançar suas metas de marketing!

E para ficar por dentro de todas as novidades que rolam aqui no blog sobre marketing digital, preencha o formulário abaixo e assine nossa newsletter.


Deixar uma resposta