O que são Posts em Áudio e por que fazem sucesso?

Ilustração de um microfone de narração com confetes em volta.

Posts em Áudio estão se tornando cada vez mais comuns, mas nem todo mundo conhece esse formato de conteúdo. Por isso, resolvemos fazer um post em áudio para explicar o que são posts em áudio e porque fazem sucesso.

Caso você esteja lendo este texto, recomendamos que você aperte o play aí em cima.

O próprio termo “post em áudio”, ou “áudio post”, deixa claro que se trata de um post no formato de áudio, mas existem alguns detalhes sobre esse formato de conteúdo que o diferenciam de outros, como, por exemplo, o podcast.

Além disso, para entender este tipo de conteúdo e porque ele faz sucesso, é preciso compreender o contexto tecnológico e comportamental que o cerca. Dessa forma, você conseguirá avaliar quando e como melhor usar este formato no seu blog ou site.

Sem mais delongas, a seguir detalhamos um pouco mais as características de posts em áudio e porque eles fazem sucesso. Vamos lá!

O que são posts em áudio

Na internet encontramos diversos formatos de conteúdos. Desde os mais óbvios como texto e imagens, até outros que se tornaram realmente populares mais recentemente, como vídeos, infográficos e podcasts.

O post em áudio é uma versão de um certo conteúdo no formato de áudio e é disponibilizado na internet principalmente por streaming, mas às vezes também com a opção de download. No geral, o visitante não precisa instalar algum software ou aplicativo para consumi-lo. O conteúdo é distribuído através de um player e é preciso estar conectado à internet para ouví-lo na hora ou baixá-lo para ouvir depois.

Pelo seu ótimo custo-benefício, o post em áudio costuma coexistir com outros formatos, ou seja, é comum a versão em áudio acompanhar a versão em texto do mesmo conteúdo. Falaremos disso mais adiante.

Qual a diferença entre posts em áudio e podcasts?

Muita gente costuma confundir esses dois formatos, pois ambos são conteúdos em áudio. Mas, na realidade, eles são bem diferentes, como vemos a seguir:

Podcasts

  • costumam ter uma duração mais longa, entre 20 e 60 minutos
  • normalmente são baixados de sites ou plataformas de podcasts
  • não costumam possuir estrutura objetiva: no geral, giram em torno de entrevistas, conversas ou bate-papos em volta de uma pauta
  • fazem uso de vinhetas, inserções publicitárias e efeitos sonoros
  • usuários normalmente precisam usar softwares/distribuidores como iTunes, Google Podcasts, entre vários outros, para encontrar e consumir os podcasts

Posts em áudio

  • costumam ter uma duração de até 15 minutos
  • normalmente são oferecidos por streaming diretamente nos sites
  • possuem estrutura objetiva igual ao texto que foi narrado, que costuma seguir ordens lógicas e com melhores práticas de redação e SEO
  • não fazem uso de vinhetas ou efeitos sonoros e, no geral, não possuem inserções publicitárias
  • são encontrados diretamente na internet, muitas vezes através de buscadores como o Google, em blogs e sites

Um post em áudio tende a ser mais objetivo do que um podcast.

Enquanto um podcast se assemelha mais a um programa de rádio, no geral tem mais de uma pessoa falando e não possui uma versão em texto, os posts em áudio são justamente uma versão narrada de um texto objetivo e estruturado.

As qualidades de estrutura, objetividade e sequência lógica de um texto se veem presentes também na sua versão de post em áudio.

Por que posts em áudio fazem sucesso?

Agora que você já sabe o que é esse formato e suas diferenças em relação ao podcast, vamos falar sobre o apelo desse conteúdo e entender melhor seu sucesso. Até porque, é importante saber os benefícios e resultados esperados de uma estratégia antes de testá-la ou colocá-la em prática.

Contexto tecnológico

Antes de falarmos sobre como e porque as pessoas consomem posts em áudio, é importante entender a tecnologia que viabiliza esses conteúdos em áudio e seu consumo.

A grosso modo, podemos falar de dois fatores principais:

  • a popularização de dispositivos capazes de reproduzir posts em áudio, como smartphones;
  • a popularização de conexões à internet de média e alta velocidades.

Basicamente, o fato das pessoas terem cada vez mais acesso a computadores de mesa, laptops, smartphones e tablets, significa que mais e mais pessoas estão aptas a reproduzir conteúdos em áudio.

Paralelamente, velocidades de conexão à internet cada vez mais rápidas e mais baratas permitem que as pessoas ouçam posts em áudio diretamente dos seus dispositivos, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar com acesso à internet banda larga e rede 3G ou superior – às vezes até em redes inferiores, já que os arquivos de áudio costumam ser relativamente leves.

Contexto comportamental

Para entender este ponto, basta refletir rapidamente sobre duas coisas:

  • a gigantesca quantidade de conteúdo interessante que existe na internet e que cresce exponencialmente o tempo todo;
  • a falta de tempo que praticamente todos nós sentimos para fazer tudo que gostamos e queremos fazer.

Resumindo: os conteúdos interessantes na internet não param de se multiplicar, mas nossos dias continuam tendo apenas 24 horas.

Em uma pesquisa sobre leitura online, vimos que 83% das pessoas não conseguem ler tudo o que gostariam na internet.

Então, como seus visitantes poderiam consumir os conteúdos do seu site se eles não têm tempo para ler?

Ouvindo.

A lógica do sucesso dos posts em áudio é simples

Para ler um texto ou ver um conteúdo (como vídeos, imagens em geral ou infográficos, por exemplo) uma pessoa precisa usar suas mãos e/ou seus olhos, o que limita seu tempo disponível para consumir tais conteúdos.

Enquanto isso, para escutar um post em áudio, a pessoa só precisa apertar play e, então, suas mãos e olhos estão livres para outras atividades.

Em atividades onde é impossível ler ou assistir algo, você pode ouvir. Como, por exemplo, no trânsito, ao andar na rua, praticar atividades físicas, arrumar a casa ou passear com o cachorro.

Posts em áudio realmente fazem sucesso?

Embora seja um formato recente nas estratégias de Marketing de Conteúdo e Inbound, dezenas de empresas já usam esse tipo de conteúdo em suas estratégias e algumas possuem cases de sucesso. A seguir você vai ver depoimentos de ouvintes, de profissionais do ramo e números de mercado.

A voz do post ou a voz do povo?

Claro que não importa apenas a voz do post em áudio do seu blog. O que importa mais ainda é o que a voz do povo tem a dizer sobre esse tipo de conteúdo.

Confira os comentários de visitantes de blogs que publicam blog posts com versão em áudio:

audio-marketing-depoimento posts-em-audio-case-rd-2 posts-em-audio-case-rd-1posts-em-audio-case-rd

Quem entende do assunto, usa

As empresas Resultados Digitais e Rock Content, referências em Marketing de Conteúdo e Inbound, publicam posts em áudio rotineiramente há mais de 1 ano e já compartilharam seus resultados com a metodologia.

No case de sucesso da Resultados Digitais eles contam como usaram posts em áudio para aumentar em 7% a captura de Leads mensal do blog. No case da Rock Content, eles relatam como os conteúdos em áudio aumentaram em 10% o Tempo Médio na Página de seus blogs posts.

Os depoimentos dos profissionais dessas empresas resumem bem suas experiências com áudio:

“O resultado foi impressionante, além de auxiliar bastante a aumentar o nosso Time on Page (um dos principais fatores de SEO) o valor que gerou com o nosso público foi o mais relevante. Recebemos inúmeros feedbacks incríveis que comprovaram o valor de ter a versão em áudio no nosso blog.”

Esse foi o depoimento do André Mousinho, líder do time de conteúdo da Rock e um dos maiores especialistas de SEO do Brasil.

E agora, o depoimento do Flaubi, editor de conteúdo da RD:

“O Vooozer é uma ferramenta fantástica. Usamos de duas formas: narração de posts e audiobooks. Além de melhorarmos a experiência do usuário, dando uma nova opção para ele consumir o conteúdo, também estamos gerando muitos Leads com a ferramenta. Super recomendo!”

Contra fatos não há argumentos

A seguir temos alguns dados internos da plataforma de Audio Marketing líder no Brasil.

  • Dezenas de milhares de pessoas escutam posts em áudio todos os meses;
  • No primeiro semestre de 2018, as pessoas ouviram mais de 10.000 horas de posts em áudio – para referência, 1 ano possui 8.640 horas;
  • Em 33% das vezes que alguém começa a ouvir um post em áudio, o conteúdo é reproduzido por inteiro, até o fim;
  • Milhares de Leads são gerados mensalmente através da metodologia de posts em áudio do Vooozer;
  • A quantidade de empresas que publicam posts em áudio rotineiramente mais do que dobrou no primeiro semestre de 2018, em relação a Dezembro de 2017.

Conclusão

O comportamento das pessoas e a tecnologia apontam para o conteúdo em áudio como uma alternativa para se consumir mais conteúdo. Já o ótimo custo-benefício dos posts em áudio possibilita que qualquer blog ou site aplique essa estratégia, engaje mais visitantes e gere mais resultados.

Estamos falando de um investimento menor do que produzir ebook ou um infográfico por mês.

Se você tem orçamento para testar e fazer ebooks, infográficos e outros formatos de conteúdo, também tem a oportunidade de testar e publicar posts em áudio.

Sabe os blog posts em que você investe tanta pesquisa, planejamento e esforço de equipe para produzir e publicar? Muito mais pessoas poderiam estar consumindo esse conteúdo se houvesse uma versão em áudio dele!

Os 83% de pessoas que não conseguem ler tudo que gostariam, agradecem!

Ficou interessado em posts em áudio e nos resultados que aguardam sua empresa? Então aproveite e solicite uma consultoria gratuita de Audio Marketing com o Vooozer e descubra como potencializar sua estratégia de Conteúdo e Inbound.


Deixe uma resposta