Plataformas de áudio: conheça suas vantagens para a leitura!

plataformas de áudio

A leitura abre as portas para um novo mundo. Ela melhora o pensamento crítico, aumenta o conhecimento e a cultura, expande o vocabulário, entre tantos outros benefícios.

Você sabia que pode escutar este artigo ao invés de ler? Aperte o play acima e experimente essa comodidade.

Porém, a vida foi se tornando cada vez mais corrida e esse hábito tão importante foi sendo deixado para trás.

A boa notícia é que hoje existem as plataformas de áudio, que permitem que sites disponibilizem seus conteúdos de uma nova maneira. E os leitores, agora ouvintes, agradecem!

Uma pesquisa aponta que 88% das pessoas acessam conteúdos de texto online, uma ou mais vezes ao dia. Mas, desse total, 73% não conseguem ler tudo o que gostariam.

Por isso, as plataformas de áudio têm o objetivo de colaborar nesse sentido: ser a ponte entre o site que produz o conteúdo e a pessoa que quer consumi-lo.

Continue a leitura e conheça as vantagens de uma plataforma de áudio!

4 vantagens de ter usar uma plataforma de áudio em seu blog

1- Praticidade do formato em áudio

Essa, sem dúvida, é uma das grandes vantagens desse recurso. Afinal, é o que todos buscam no dia a dia. Ao utilizar as plataformas de áudio, o leitor pode realizar outras tarefas enquanto se informa.

Quantas vezes nos deparamos com algum texto interessante e até salvamos o link para ler depois? Mas a verdade é que raramente lemos tal texto depois.

Nunca encontramos tempo para lê-lo e o texto fica ali esquecido, junto com tantos outros deixados para trás. Oportunidades perdidas.

Essa falta de tempo das pessoas afeta inclusive grandes blogs. Por isso, referências no mercado de blogs já começaram a oferecer conteúdos junto com uma versão em áudio. Como você pode ver nestes cases de sucesso da Resultados Digitais e da Rock Content.

Um site ou um blog que utiliza uma plataforma de áudio pode oferecer aos seus leitores essa praticidade. As pessoas podem ouvir um texto enquanto dirigem, praticam atividades físicas ou levam o cachorro para passear, por exemplo.

Eu mesmo gosto de ouvir textos quando estou no trânsito ou no metrô.

2- Acessibilidade

As plataformas de áudio são um excelente recurso para pessoas com deficiência visual. A grande maioria dos softwares de leitura utilizados nesses casos não oferece interpretação, tornando essa atividade cansativa e entediante.

Porém, as plataformas de áudio mais modernas buscam fornecer inclusão para essas pessoas, que podem aproveitar da melhor maneira possível aquele conteúdo, narrado por uma voz humana.

Meu avô, que não consegue mais ler, adora esse tipo de conteúdo. Isso é a verdadeira acessibilidade!

3- Interpretação

Com ou sem emoção? Quando se trata de plataformas de áudio, é sempre com emoção humana! Narradores — ou o próprio autor — dão vida ao texto. Nada da monótona narração robótica, já basta ela no meu Waze ou no Google Maps.

A entonação e dicção fazem com que essa leitura seja uma experiência agradável, além de facilitarem o entendimento do próprio conteúdo.

4- Um novo canal

Além de todas as vantagens já apresentadas, um site ou blog que utiliza uma plataforma de áudio abre um novo canal de conexão com seu leitor — isso é muito importante. Promove, inclusive, mais engajamento por parte do púbico.

Trata-se de uma nova experiência que aproxima e humaniza essa relação. Os conteúdos passam a ter vida e a ter, literalmente, voz.

Oferecer esse novo canal é muito mais simples do que parece. Após um cadastro, sites e blogs podem acessar a plataforma de áudio e o player.

Em seguida, é feita a narração na plataforma ou a contratação da narração de terceiros. Afinal, o texto já está pronto, basta narrá-lo. O Vooozer, por exemplo, entrega narrações de posts em um prazo de 48 horas.

Depois, é só colar o código embed do player no site ou blog e o conteúdo estará lá, disponível para quem quiser ter essa nova experiência.

 

Para entender melhor o cenário desafiador de se engajar leitores online, confira os resultados de uma pesquisa sobre leitura online e ações de engajamento para o seu blog no nosso kit gratuito:


Deixar uma resposta