Conteúdo em áudio: quais são os benefícios de utilizá-lo?

Com o crescimento da internet e democratização do acesso a notícias, conteúdos, diversas estratégias e formas de divulgação online vêm sendo exploradas. Uma das mais comentadas e utilizadas é o blog.

Que tal escutar este conteúdo ao invés de ler? Aperte o play acima e sinta a comodidade.

O blog é uma estratégia bastante extensa. Ele possui um grande leque de práticas que servem para atrair, engajar e fidelizar um público. Uma das opções de conteúdo é o áudio. Afinal essa é uma forma prática e acessível de atingir e se conectar com seu público-alvo.

Apesar de ser uma iniciativa incrível, não são muitos os sites que possuem materiais em áudio. Por isso, preparamos este post. Vamos explicar como aplicar essa ideia no seu blog e quais os seus benefícios e resultados. Confira!

Podcasts

Os podcasts ainda são uma mídia em crescimento no Brasil e consistem basicamente em uma oferta de conteúdo de áudio sob demanda. O usuário pode ouvir os programas que são interessantes quando e onde ele quiser.

A criação de podcasts para o seu blog é uma maneira diferente de entregar conteúdo para o público-alvo e abordar alguns assuntos de forma mais leve e humana, afinal é mais fácil entender algo com alguém falando do que lendo um texto, por exemplo.

Variedade

De início pode parecer difícil criar um bom conteúdo em áudio, mas, pensando bem, é possível aplicar facilmente essa estratégia em seu blog. Um post em áudio funciona basicamente como um post comum, afinal há todo um conteúdo para ser apresentado ao público, mas ele será feito em forma de áudio em vez de texto.

Experimentar esse novo formato pode ser uma boa experiência. Afinal, sair do comum é uma forma de inovar e chamar a atenção das pessoas.

Comodidade

Hoje em dia, com as facilidades tecnológicas, ficou muito mais fácil ter acesso a diversos conteúdos de áudio. Arrumando a casa, no trânsito ou passeando com o cachorro: ouvir podcasts e posts em áudio é algo que pode ser feito num piscar de olhos.

Esse tipo de conteúdo é uma ótima opção para pessoas que querem economizar tempo ou estão sem disposição para ler. Muitas vezes salvamos links para ler depois e acabamos nos esquecendo deles. Com conteúdos em áudio, isso dificilmente acontecerá.

Além disso, o tom da voz da pessoa é uma grande vantagem dessa estratégia, afinal ela pode passar mais segurança e emoção ao público e criar uma conexão mais facilmente.

Acessibilidade com o conteúdo em áudio

A adoção de uma estratégia de conteúdos em áudio é uma excelente forma de incluir pessoas com necessidades especiais. Mesmo com o uso de leitores, pessoas cegas ou com baixa visão podem ter seu consumo de conteúdo prejudicado. Muitos softwares de leitura não fazem a interpretação dos textos com a emoção que sentimos quando, de fato, estamos falando ou lendo.

Podcasts e posts em áudio conseguem atingir esse público, oferecendo a ele conteúdos interessantes e muito mais humanos, o que é uma experiência agradável e com maior potencial de cativar o seu público.

Cases de sucesso

Apesar de ser uma nova forma de informar seus visitantes, existem blogs que já entregam um conteúdo em áudio bem interessante. Um exemplo disso é o site da Endeavor, que disponibiliza mais de 100 posts em texto também com versão narrada.

Outros exemplos são de empresas que são referência no mercado de blogs, como a Resultados Digitais e a Rock Content. Ambas começaram a oferecer conteúdos junto com uma versão em áudio e já estão colhendo resultados. Como muitas pessoas deixam de ler artigos do seu interesse por falta de tempo, por exemplo, oferecer uma opção em áudio pode atrair essas pessoas e, assim, melhorar indicadores relevantes como o Tempo Médio de Permanência na Página.

A criação de conteúdos em áudio pode ser uma aposta e tanto para o seu blog, pois engaja pessoas que estão sem tempo para ler, atrai mais público e permite que você mantenha uma relação mais próxima com eles. Além disso, oferece um ótimo custo benefício, pois produzir um conteúdo em áudio é bem mais em conta do que produzir um infográfico ou vídeo, por exemplo.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo, será um prazer ajudá-lo!


2 thoughts on “Conteúdo em áudio: quais são os benefícios de utilizá-lo?

    1. Olá, Sérgio!

      Se o sistema que você usa não possui uma solução nativa, você pode usar uma plataforma externa para armazenar seus áudios e distribuir através de um player incorporável no seu blog, da mesma forma como se você fosse hospedar um vídeo no YouTube e publicar ele no seu blog com o código embed do YouTube.

      Aqui no Vooozer nós oferecemos uma solução completa para você oferecer posts em áudio no seu blog.

      Fique à vontade pra entrar em contato pelo contato@vooozer.com, nós podemos te explicar o passo a passo.

      Abraços,

      Albert

Deixe uma resposta