7 maneiras simples de como fazer otimização de sites para vendas

como-fazer-otimizacao-sites

As empresas que seguem uma abordagem estruturada de como fazer otimização de sites são duas vezes mais propensas a ver um aumento nas vendas online. Ponto. É inegável.

Sendo assim, você pensaria que mais empresas online testariam e executariam experimentos de otimização e abordagens de teste A/B.

Não deixe de aprender como fazer otimização de sites por falta de tempo ou disposição para ler! Aperte o play e ouça o artigo completo.

A verdade é que 61% das organizações realizam menos de 5 testes por mês. Isso ocorre principalmente porque a maioria das organizações está preocupada demais com o “business”, como sempre, e não se preocupa em concentrar-se na otimização de conversões.

Neste post, discutiremos 7 maneiras de como fazer otimização de sites para gerar receita online. Simplificando, vamos lhe dizer o que você precisa fazer para aumentar suas taxas de conversação online.

Primeiros fatos complementares importantes do KISSMetrics:

Cerca de 96% dos visitantes que visitam seu site não estão dispostos a comprar;

– Vídeos de produtos podem aumentar as compras de seus produtos em 144%;

– Você tem apenas 8 segundos para impressionar os visitantes através de landing pages e títulos convincentes. Se não conseguir impressionar, depois de 8 segundos, a maioria dos visitantes sairá;

– Quanto mais landing pages, mais leads online você provavelmente gerará;

– O teste A/B é atualmente o método de otimização mais preferido, já que trouxe sucesso a muitas empresas;

– Tempos de carregamento lentos podem resultar em redução de 7% nas taxas de conversão.

Com este cenário de fatos em mente, vamos dar uma olhada nas 7 melhores maneiras de como fazer otimização de sites que você pode testar em seu site para mais vendas.

Como fazer otimização de sites: 7 boas práticas

1. Faça a sua UVP (Unique Value Proposition) clara

A primeira abordagem de como fazer otimização de sites é tornar a sua UVP cristalina na mente do visitante.

A UVP é o argumento que diferencia você dos seus concorrentes.

Os visitantes devem poder ver claramente na landing page ou na Home de seu website por que precisam fazer negócios com você.

  • Exemplo: MailChimp

Existem muitos provedores de serviços de e-mail marketing por aí. Assim, para qualquer empresa como a MailChimp, é uma tarefa bastante árdua diferenciar-se do rebanho.

No entanto, MailChimp subiu acima da multidão, concentrando-se em fazer campanhas de e-mail simples e fáceis.

Se você pensar sobre isso – quem geralmente tem a tarefa de enviar boletins informativos por e-mail? Muitas vezes é alguém que não é um especialista em marketing, não é tecnicamente orientado e tem uma longa lista de tarefas. Simplificar é realmente essencial.

A página inicial do MailChimp torna isso super claro!

exemplo-mailchimp-conversao-de-sites

Fonte: Kissmetrics.

2. Verifique as meta descrições da página e suas tags de título

Todas as páginas do seu site devem conter uma meta descrição rica em palavras-chave e uma tag de título.

Esses dois itens geralmente são responsáveis ​​pela primeira impressão que seus visitantes recebem da sua marca nos resultados de pesquisa orgânica.

Meta descrições e tags de título comunicam o tipo de conteúdo de suas páginas da web aos visitantes e o que esperar quando clicam. Elas também são extremamente importantes para os mecanismos de busca.

Para otimizar seu site para vendas, concentre-se nas três coisas a seguir.

1. Torne cada meta descrição e tag de título únicas:

Elas devem ser diferentes de outras tags no seu site, com ênfase na colocação de palavras-chave nas primeiras palavras. Se você estiver otimizando uma página na Noruega, sua tag de título pode ser:

“Nome da Empresa (a sua) Serviços de Otimização de Motores de Busca na Noruega.”

Sua Meta descrição para esta página específica poderia ser:

“Serviços de otimização de mecanismos de busca na Noruega para o melhor ranking de sites. Entre em contato hoje mesmo pelo + Nº de telefone.”

2. Mantenha curta:

Tags de título devem ser curtas e nítidas. A regra básica é mantê-la em torno de 70 caracteres ou menos (espaços incluídos).

Portanto, seja atencioso e criativo ao escrever um título que represente sua página. As metas descrições devem ter 150 caracteres ou menos.

3. Mantenha seus visitantes em mente:

O esforço que você coloca com os pontos #1 e #2 certamente ajudarão o seu site a aparecer nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs).

Tenha em mente que você tem que apelar para uma pessoa real e fazer com que ela clique na sua página.

Faça uso de verbos de ação como “Conheça nossa equipe de entrega de produtos” e use o nome de sua empresa para estabelecer confiança.

3. Escreva títulos atraentes e teste-os

A terceira melhor maneira de como fazer otimização de sites para vendas é escrever títulos atraentes e testá-los. As manchetes dos produtos podem quebrar ou elevar o seu site e, certamente, as conversões e vendas.

Conforme mencionado anteriormente, os títulos formam uma parte importante da primeira impressão do visitante. Por isso, é importante testar e saber o que ressoa melhor com seus visitantes.

Os títulos são a primeira coisa que seus visitantes lêem quando acessam seu site a partir de SERPs. Você tem apenas 8 segundos para impressioná-los, então não deixe de pensar em um título atraente.

Não há fórmula mágica para isso, mas há algumas diretrizes que você deve seguir.

Considere a famosa regra 50/50 dos títulos: gaste metade do tempo total necessário para escrever conteúdo persuasivo no título.

Pense no que você quer contar aos seus visitantes:

  • O que os visitantes querem ouvir de você?
  • Como você pode convencê-los a ler o resto do seu conteúdo e orientá-los a realizar a ação desejada?
  • O que é tendência no seu setor de negócios atualmente?

A chave é fornecer aos visitantes uma recompensa pela leitura do seu conteúdo. Não basta vender, vender e vender. Você está falando com pessoas, não com máquinas!

A abordagem dos quatro “Us” para escrever títulos atraentes. Cabeçalhos e subtítulos devem

  • Passar adiante a ideia de que o principal benefício é:

Único.

  • Ser

Útil

           para os visitantes.

  • Proporcionar uma sensação de

Urgência.

  • Executar todos os itens acima de uma maneira

Uber-Específico.

Seus títulos também devem incluir palavras-chave relevantes para o conteúdo do corpo do texto, por isso, inclua-as.

Exemplo: a empresa 37signals aumentou as conversões online e receita do produto ‘Highrise’ em 50% através do título:

“Avaliação gratuita de 30 dias em todas as contas”.

A lição disso é que é essencial ter um título persuasivo com uma proposta de valor exclusiva.

exemplo-conversao-de-sites

Fonte: Kissmetrics

Antes disso, a empresa tinha como título “Inicie uma conta no Highrise”. Este título não transmite qualquer benefício para os visitantes e não fornece qualquer razão pela qual eles devem se inscrever.

Considere adicionar “avaliação gratuita” ou “Salvar X%” em seu título e inclua o benefício exclusivo que seu produto oferece. O mais importante é testá-lo para ver se funciona para o seu negócio.

4. Reformule e teste os projetos de call to action (CTA)

Os tipos e formatos de CTA têm uma tendência de se tornarem obsoletos, especialmente quando são utilizados de tempos em tempos em diferentes ativos de marketing.

Pense nisso, se você se deparar com o mesmo design de CTA toda vez que visitar um site, provavelmente não irá clicar nele.

Se você estiver utilizando o mesmo design de CTA para suas diversas ofertas, ele poderá se tornar obsoleto rapidamente. Ofertas usadas demais não atraem mais os olhos dos visitantes e não cativam mais seus corações.

Como um visitante que viu repetidamente o mesmo design de CTA, seus olhos acabam passando por cima dele.

Portanto, é extremamente importante atualizar regularmente o design do seu CTA. Da próxima vez que você vir as taxas de cliques gotejando, gaste algum tempo para reformular o criativo dos seus botões de CTA.

Aqui estão alguns exemplos de boas CTAs:

  • Altere “Inscreva-se” por “Obtenha sua conta gratuita” – a primeira pede simplesmente para se inscrever e esta última lhe diz o que você vai aproveitar.
  • Mude “Assista ao vídeo” para “Faça um tour de 2 minutos” – a primeira CTA não fornece nenhuma informação, mas a segunda não apenas informa sobre o que é o vídeo, mas também indica quanto tempo o vídeo tem.
  • Altere “Adicionar ao carrinho de compras” para “Comprar o serviço agora” – a primeira CTA não é tentadora. Ela não fornece nenhum incentivo para clicar nesse botão enquanto a outra enfatiza a ação. Ela diz: “agora você verificou tudo, leu os comentários… vá e pegue”. A segunda seguramente chama mais atenção.

5. Crie formulários fáceis de enviar e curtos

Especialistas em como fazer otimização de sites recomendam manter em seus formulários apenas os os campos essenciais.

Quantas vezes você estava pronto para se inscrever em algo e tinha mais de 25 campos que você precisava  preencher? A maioria de nós abandona na hora esses sites.

É muito importante respeitar o tempo do visitante. Se você persuadiu o visitante a se inscrever, é importante que ele não desista porque seu formulário é muito longo.

Ao otimizar seus formulários online para conversões, considere as seguintes dicas:

  • Adicione apenas um campo se você precisar disso de forma positiva e real. Quanto mais longo for o formulário, menor a probabilidade de um visitante o preencher. Solicite o mínimo, apenas o essencial. Se você não conseguir justificar o porquê precisa de informações específicas, não solicite-as.
  • O formulário deve aparecer no topo da página. Temos visto muitos sites em que os formulários são colocados abaixo da dobra (na parte inferior da página). Isso significa que o visitante nem vê o formulário depois que a página é carregada. O formulário é o ponto em seu site onde a ação é tomada, portanto, coloque-o em lugar de destaque. Você deve garantir que ele esteja visível no momento em que os visitantes chegarem na página.
  • Evite usar o CAPTCHA em seus formulários se as inscrições de SPAM não forem um problema para você e você puder evitá-lo.

Testando o número de campos de formulário

A maioria dos especialistas em conversão recomenda simplificar os formulários e torná-los mais claros. Às vezes, ter mais campos no formulário pode impulsionar sua taxa de conversão.

Normalmente, no entanto, menos campos geram mais conversões – isso depende essencialmente do seu formulário online. O ponto é: não confie em uma regra, teste e verifique você mesmo.

6. Teste e otimize os anúncios do seu site:

Se você depende de publicidade para uma parte de sua receita online, teste e otimize os tipos e formatos de anúncio de seu site.

A mesma lógica pode ser aplicada caso você tenha um blog e costume divulgar materiais ricos nele, como ebooks, ou ofertas em geral.

Se você tem muitos anúncios ou eles são mal projetados, você está definitivamente incomodando seus visitantes.

  • Em vez de banners, use anúncios de texto

Poucas pessoas hoje se dão ao trabalho de clicar em banners. Em vez disso, teste o uso de anúncios de texto mais contextuais e incorporados ao texto de suas página.

  • Anúncios em background

Anúncios de background completo estão se tornando altamente populares e comuns. Eles funcionam extremamente bem, se forem criados de forma inovadora. Você pode cobrar um bom valor por eles também.

7. Seja Social

Ignorar mídia social é o mesmo que ignorar o atendimento ao cliente. Muitos negócios online ficam estagnados quando não utilizam efetivamente as mídias sociais.

Você certamente não precisa usar todas. Selecione algumas plataformas que são mais relevantes para o seu público-alvo para dar o pontapé inicial.

O fator mais importante a lembrar é não ser chato. Tente unir sua estratégia de mídia social a duas coisas: sua empresa e o perfil demográfico do seu canal de mídia social.

  • Se os seus produtos ou serviços forem complexos, o vídeo é uma boa abordagem a considerar. O Google+ e o YouTube são os melhores para conteúdo de vídeo.
  • O Pinterest é uma plataforma de imagens, por isso, se você tiver fotos bonitas e atraentes de seus produtos, considere o uso do Pinterest e do Instagram.
  • O Facebook é a rede de mídia social mais poderosa do mundo, então você definitivamente não deve ignorá-la. Você pode usá-lo como seu canal de atendimento ao cliente.

Você precisará adequar sua estratégia do Facebook a sua própria organização, mas deve interagir com seus consumidores pelo menos uma vez por dia.

À medida que a presença social aumenta, muitas empresas também experimentam e aumentam a receita.

Mãos à obra (ou melhor, a otimização!)

É hora de trabalhar!

Comece a implementar algumas dessas 7 ideias de como fazer otimização de sites para melhorar suas vendas online e a geração de leads qualificados.

Depois de implementar as estratégias acima, você definitivamente deve ver um aumento no crescimento do seu negócio.

Solicite uma consultoria gratuita de Audio Marketing e descubra como nossa metodologia pode ajudar a estratégia digital da sua empresa a engajar mais seus visitantes e gerar mais vendas.

Deixar uma resposta