6 etapas para aumentar a conversão digital do seu site ou blog

conversao digital

Cada empresa precisa de uma forte estratégia de marketing para aumentar a taxa de conversão digital em seu site.

A internet mudou drasticamente o modo como a maioria das empresas constrói e promove suas marcas, à medida que mais e mais consumidores se envolvem com marcas online antes de fazer uma compra.

Não deixe de consumir este artigo por falta de tempo ou disposição. Aperte o play acima e ouça o conteúdo na íntegra!

De acordo com a Business Insider, 40% dos consumidores estão se dirigindo aos mecanismos de busca para obter mais informações enquanto tomam suas decisões de compra. Isso não deve ser uma surpresa, já que o Google recebe mais de 100 bilhões de buscas por mês.

O que isso significa para o seu negócio? Se você ainda não tem uma estratégia integrada de marketing digital que inclua:

  • um site eficaz
  • uma estratégia para atingir novas pessoas (SEM, parcerias, mídia paga, etc)e
  • técnicas de conversão digital (materiais de conversão, nutrição de leads e vendas)

Talvez esteja perdendo oportunidades valiosas para alcançar e envolver seus leads online.

A seguir, criamos um guia completo com técnicas de conversão digital que seu site ou blog devem abraçar.  Ao seguir as etapas sugeridas você estará no caminho certo para desenvolver uma estratégia de marketing digital integrada para atrair, engajar e converter mais leads ao longo do tempo.

6 etapas do marketing para aumentar sua conversão digital

Etapa 1: Realize uma análise de seu site

O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing digital eficaz é auditar seu site atual.

Ao realizar uma análise do seu site atual sob a ótica do design e do conteúdo, você pode entender melhor o que está fazendo bem e onde pode haver oportunidades de melhoria.

Quando se trata de design do site, você deve considerar, acima de tudo, a experiência do usuário. Abaixo, alguns pontos do design que você deve estar atento ao analisar seu site:

  • Seu site é fácil de ler e navegar. Revise sua barra de navegação e mapa do site para garantir que os visitantes possam encontrar e acessar facilmente as páginas que estão procurando.
  • Verifique se os tamanhos e as cores das fontes são fáceis de ler e se todas as imagens podem ser visualizadas, especialmente em telas de dispositivos menores.
  • Confira o tempo de carregamento de diferentes páginas. Tempo de carregamento lento não só afeta a experiência do usuário, mas também pode prejudicá-lo quando se trata de SEO. Para reduzir o tempo de carregamento, certifique-se de que as imagens ou vídeos que você usa em seu site sejam compactados.
  • Garanta que seu site seja responsivo para dispositivos móveis.

O último tópico de análise merece uma atenção especial. Os sites compatíveis com dispositivos móveis são indispensáveis para empresas que desejam permanecer competitivas no mercado digital.

O Business Insider informou recentemente que o celular continua a gerar o maior crescimento de vendas para as empresas.

O design responsivo para dispositivos móveis ajuda a melhorar a experiência do usuário de dispositivos móveis em seu site e também pode melhorar o seu SEO.

Além de analisar o design do seu site, também é imperativo que você analise o seu conteúdo, por isso fique atento aos tópicos abaixo:

  • Quais páginas você tem atualmente no site? Todas são necessárias?
  • Você fornece ao usuário informações suficientes para avançar no processo de compra?
  • Revise seu conteúdo escrito para garantir que ele forneça informações suficientes para que os visitantes entendam seus negócios, produtos ou soluções e principalmente o valor que você pode fornecer.
  • Certifique-se de que o conteúdo esteja escrito com a persona ideal em mente.
  • Atenção especial aos títulos que devem atrair a atenção.
  • Foco em um conteúdo que se concentre nos maiores desafios dos compradores-alvo.
  • Use um tom que converse com seu público e adapte seus tópicos às suas preferências.

Etapa 2: Otimize seu site para SEO

O segundo passo no desenvolvimento de uma estratégia de marketing focada em conversão digital é otimizar seu site para SEO.

Depois de analisar seu site atual e identificar áreas de oportunidade, é hora de garantir que seu site seja otimizado para os mecanismos de pesquisa.

Search Engine Optimization, SEO, é o processo de fazer alterações na estrutura do site e conteúdo para torná-los mais atraentes para os motores de busca, como o Google.

Ao aplicar técnicas de SEO em seu site ou blog você está ajudando a garantir que seu site apareça na página de resultados do mecanismo de pesquisa para palavras-chave e frases relevantes.

As práticas recomendadas para otimização de mecanismos de pesquisa geralmente estão mudando ou sendo adicionadas à medida que o Google atualiza seu algoritmo de pesquisa. No entanto, existem alguns princípios que você deve ter em mente para garantir que seu site seja otimizado:

Pesquisa de palavras-chave

Uma das partes mais importantes de seus esforços de SEO é a sua estratégia de pesquisa de palavras-chave. A ferramenta de palavras-chave do Google é um ótimo lugar para começar.

Ela ajuda você a encontrar termos de pesquisa relevantes para sua empresa e a entender melhor quantas pessoas pesquisam esses termos.

Conteúdo

Depois de desenvolver uma lista de possíveis palavras-chave, você precisará planejar e escrever conteúdo sobre essas palavras-chave e frases.

O objetivo aqui não é encher o seu conteúdo de palavras-chave, mas sim escrever um conteúdo informativo e atraente que irá agregar valor para o seu público, uma vez que o encontrar no Google e em outros motores de busca.

Você pode, e deve, utilizar técnicas de copywriting para desenvolver um conteúdo estratégico, focado em atração e conversão digital.

Se você ainda não conhece, o copywriting é um conjunto de técnicas que tem como objetivo convencer e converter o usuário por meio do conteúdo produzido.

Otimização na página

Além de usar as palavras-chave no corpo do conteúdo, você também deve prestar atenção a outros elementos nas páginas de seu site, como: títulos, meta descrições, imagens e tags de imagem.

Use as palavras-chave estrategicamente ao inserir esses diferentes elementos na página para impulsionar o SEO.

Link Building

Você sabe o que é Link Building? Trata-se de um outro aspecto importante (e muito complexo) da otimização de mecanismos de busca.

Os mecanismos de pesquisa analisam quantos conteúdos estão vinculados ao seu site para entender se o conteúdo do site é valioso.

Leia também: 9 ferramentas de SEO para blog que você deve testar

No geral, melhorando o seu SEO, você pode se posicionar melhor nos mecanismos de busca em pesquisas de termos pertinentes para o seu negócio. Isso permite que você direcione mais tráfego relevante para o seu site, alcançando resultados orgânicos e mensuráveis.

Etapa 3: Inicie o marketing de conteúdo

A terceira etapa para aumentar as conversões digitais de seu site é investir em estratégias de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é o processo de criar e publicar conteúdos valiosos e relevantes que ajudam a atrair e engajar seu público-alvo.

Leia mais: 6 dicas de como criar conteúdo para blogs e validá-los

Ao fornecer conteúdo atraente aos compradores-alvo, você pode trabalhar para criar e promover relacionamentos mais fortes com seus leads.

Antes de começar a criar conteúdo, você deve desenvolver uma estratégia. Este é o processo de determinar os diferentes aspectos do seu plano de conteúdo, como:

  • Quais tipos de conteúdo você criará
  • Em quais tópicos seu conteúdo se concentrará
  • Quem na sua equipe criará conteúdo
  • Com que frequência você publicará novos conteúdos
  • Quais canais você usará para promover seu conteúdo
  • Quais materiais serão usados para converter visitantes em leads

Depois de criar uma estratégia, você pode trabalhar para desenvolver um calendário de conteúdo. Isso ajudará a garantir que você publique regularmente e crie uma base consistente de informação e troca com seu público.

Você também deve criar uma variedade de tipos diferentes de conteúdo, como postagens em blogs, e-books, infográficos, vídeos, posts em áudio e outros recursos que podem ajudar você a criar uma conexão mais forte com seu público-alvo.


Etapa 4: Esteja presente nas mídias sociais

O próximo passo na construção de sua estratégia de conversão digital é trabalhar para construir uma presença na mídia social.

Com a utilização das redes sociais para negócios sua empresa pode expandir seu alcance online e trabalhar para gerar mais tráfego qualificado para seu site.

O primeiro passo na construção de uma estratégia de mídia social é determinar quais canais você usará para atrair e envolver seu público. É importante lembrar que você não precisa estar presente em todas as plataformas de mídia social. Em vez disso, opte por gastar seu tempo e recursos nos canais que seu público-alvo mais frequenta.

Você pode trabalhar para expandir sua mídia social, publicando conteúdo atraente. Além de publicar atualizações e promoções da sua empresa, você pode compartilhar seu conteúdo, como links para blogs.

Quanto mais conteúdo de qualidade você publicar, maior será a probabilidade de seu público-alvo acompanhar suas postagens e se envolver com sua marca nas redes sociais.

Passo 5: Amplifique as conversões com o e-mail marketing

Depois de começar a trabalhar para criar mais recursos de conteúdo e desenvolver suas mídias sociais, você pode continuar ampliando a estratégia de marketing do seu site com o e-mail marketing.

O e-mail marketing permite que você divulgue seus novos produtos e promoções, além de direcionar o tráfego de volta ao seu site.

Antes de começar a enviar e-mail marketing, você precisa trabalhar na criação de sua lista de e-mails. Existem algumas maneiras diferentes de fazer isso:

  • Comece com os endereços de e-mail de seus clientes atuais.
  • Em seguida, trabalhe para construir sua lista capturando novas informações de contato por meio dos formulários de lead.

Uma maneira pela qual você pode trabalhar para coletar endereços de e-mail de novos leads é criando um incentivo valioso.

Um incentivo que você pode oferecer é uma oferta de conteúdo atraente, como um e-book, um post em áudio ou um guia especial que ajudará seus leads a entender melhor seus desafios.

Você pode criar uma landing page com um formulário de lead que coleta endereços de e-mail de visitantes em troca de um download gratuito da oferta de conteúdo.

Você também pode aumentar a taxa de conversão digital de usuários em leads adicionando um formulário de inscrição para recebimento de newsletter. Se você usa uma barra de cabeçalho, pop-up ou barra lateral, é possível solicitar que os visitantes do site se inscrevam em sua lista de e-mail para que se mantenham atualizados com as últimas novidades e o conteúdo da sua empresa.

Você também pode colocar CTAs em alguns de seus blog posts ou outros conteúdos, incentivando seus leitores a se inscreverem em sua lista de e-mail para obter mais conteúdo e informação relevantes.

Etapa 6: Use publicidade paga para acelerar seu ciclo de vendas

Embora o objetivo seja trazer o máximo de volume de busca orgânica possível, o SEO é uma estratégia que traz resultados a médio e longo prazo. Se você quiser acelerar um pouco seu ciclo de vendas, poderá introduzir publicidade paga em sua estratégia de marketing digital.

A publicidade paga pode ajudar você a atrair mais compradores-alvo para o seu site, onde o marketing de conteúdo e outros elementos da sua estratégia podem funcionar para aumentar os resultados da conversão digital.

Há duas opções principais de publicidade paga que você pode introduzir na sua estratégia de marketing digital: publicidade no Google Adwords e publicidade em mídia social.

Agora que você já tem em mãos as principais técnicas para aumentar a conversão digital de seu site ou blog, é hora de colocar em prática as dicas e depois calcular as taxas de conversão para entender o retorno que cada ação está trazendo para seu negócio.

O Vooozer  é especializado em ajudar você a aumentar seus resultados de conversão digital, pois oferece uma plataforma de produção e distribuição de posts áudio que aumentam o engajamento e a captação de leads.

Por meio dessa estratégia ajudamos a Resultados Digitais a aumentar sua captura de leads em mais de 7%. Então, solicite uma consultoria gratuita de Audio Marketing e descubra como podemos ajudar você a alcançar esses resultados.

Deixar uma resposta