10 livros sobre copywriting: os maiores clássicos e best-sellers da história

Livros sobre Copywritting

O universo que envolve o Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e as técnicas mais importantes de atração e conversão de usuários, é vasto. Existem muitos estilos e truques a serem estudados. Por isso, separamos 10 livros sobre copywriting para expandir o seu conhecimento no assunto. Essas obras são obrigatórias tanto para iniciantes como para profissionais experientes.

Aperte o play acima e ouça a lista completa de livros sobre copywriting!

À medida que você começa a ampliar seu conhecimento e a desenvolver suas habilidades de redação de marketing, provavelmente irá desejar se concentrar em habilidades muito específicas, como técnicas de copywriting, incluindo a narrativa e a persuasão.

Não importa qual seja o seu nicho, os livros nesta lista ajudarão você a ampliar seus resultados.

10 livros sobre copywriting para iniciantes e profissionais [obrigatórios]

1. As armas da persuasão de Robert B. Cialdini

De 1984, As armas da persuasão – Como influenciar e não se deixar influenciar de Robert B. Cialdini, mantém-se entre os principais títulos para profissionais de comunicação que se dedicam a escrever com o objetivo de convencer ou converter o leitor.

Este livro sobre copywriting apresenta o conceito dos 6 gatilhos mentais – ou seis princípios psicológicos básicos – que segundo o autor, governam o comportamento humano durante um processo de tomada de decisão, sendo eles; reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez.

O objetivo do copywriting é persuadir por meio do conteúdo. Para isso, é preciso que o profissional que deseja levar o leitor a realizar uma ação, entenda como funciona o comportamento humano e o que estimula as ações das pessoas.

as armas da persuasão

O objetivo do livro é apresentar conceitos e técnicas de persuasão ao profissional que deseja levar os leitores a realizarem compras, doações, concessões, votos, permissões etc.

2. Marketing de Conteúdo Épico de Joe Pulizzi

Em seu livro Marketing de Conteúdo Épico, Joe Pulizzi dá destaque para a necessidade de produção de conteúdos que fujam da autopromoção de produtos e serviços.

Para o autor, o que falta para a maioria das marcas são histórias que envolvem seus clientes e os levam a realizarem uma ação desejada.

O autor propõe seis princípios-chave do marketing de conteúdo, que tornam o livro épico:

  • O conteúdo deve responder a uma necessidade
  • Comunicar de forma consistente
  • Encontrar sua voz única e humana
  • Expressar um ponto de vista
  • Não falar de vendas
  • Ser reconhecido como o melhor de seu nicho

marketing de conteúdo epico

3.Ogilvy on Advertising de David Ogilvy

David Ogilvy é fundador da lendária empresa de publicidade Ogilvy & Mather. Ele deixou em seu rastro um legado de campanhas publicitárias icônicas, incluindo o anúncio “The Man in the Hathaway Shirt” e o anúncio “A 60 milhas por hora” para a Rolls-Royce.

Em Ogilvy on Advertising, o autor compartilha tudo, desde como conseguir um emprego publicitário até técnicas de como escrever textos que as pessoas querem ler. Portanto, se você deseja ser um copywriter que escreve textos que realmente atraiam e convertam, esse deve ser um de seus livros de cabeceira.

 

Ogilvy on Advertising

4. The Adweek Copywriting Handbook de Joseph Sugarman

Entre os livros de copywriting obrigatórios, The Adweek Copywriting Handbook é um guia definitivo, com um passo a passo fácil e repleto de dicas úteis para ajudá-lo a motivar a persona de seu negócio por meio de textos atraentes e que realmente aumentam as taxas de conversão.

Nele, Sugarman ensina como escrever um texto forte que vende, sem deixar para trás o toque criativo – uma habilidade valiosa no mundo do Inbound Marketing.

 

The Adweek Copywriting Handbook

5. Everybody Writes: Your Go-To Guide to Creating Ridiculously Good Content de Ann Handley

Este é um dos livros mais falados atualmente e obrigatório na lista dos livros sobre copywriting. Em Everybody Writes, a autora deixa claro que seu sucesso dentro do universo do Inbound Marketing é amplamente determinado pela qualidade do conteúdo que você produz e nesse assunto Ann Handley tem autoridade suficiente para opinar.

Este livro ensinará você a como escrever um conteúdo valioso e confiável que realmente beneficie sua persona. Ele deve refletir sua personalidade, ao mesmo tempo em que mostra sua experiência.

Além das dicas que facilitam o processo de criação de conteúdo, Ann também inclui uma longa lista de recursos que você pode usar para levar sua mensagem a ainda mais pessoas. Além disso, seu senso de humor e referências à cultura pop criam páginas dignas de tweets e uma leitura realmente divertida.

Everybody Writes

6. The Copywriter’s Handbook: A Step-by-Step Guide to Writing Copy That Sells de Robert W. Bly

Este é um dos livros mais acessíveis e mais abrangentes para apresentar você aos fundamentos da redação.

Uma vez terminado, você terá os insights fundamentais de que precisa para escrever um artigo de blog memorável, criar uma manchete atraente, manter a atenção de seus assinantes de email marketing e lidar com qualquer tarefa de redação.

Em The Copywriter’s Handbook: A Step-by-Step Guide to Writing Copy That Sells, Bly não se aprofunda nos aspectos técnicos, mas fornece os fundamentos universais para ser um bom redator – incluindo listas de verificação e recursos para ajudar você a se manter no caminho certo.

the Copywriter’s Handbook
Ao longo da obra o autor destaca algumas boas práticas, como criar subtítulos certeiros e como tornar mais fácil a leitura.

7. Creating Fat Content: Boost Website Traffic with Visitor-Grabbing, Google-Loving Web Content de Dr. Andy Williams

Em Creating Fat Content, você vai aprender a dominar as principais técnicas da escrita que irão te ajudar a aumentar o tráfego de pesquisa orgânica e a obter um maior e melhor ROI.

Em vez de se ater à teoria, o Dr. Williams fornece muitos exemplos claros para você aprender e modelar sua escrita, até encontrar sua própria voz.

Creating Fat Content

8. The Ultimate Sales Letter: Attract New Customers. Boost your Sales de Dan Kennedy

Se há um homem com o qual você gostaria de aprender a escrever uma carta de vendas, é Dan Kennedy.

The Ultimate Sales Letter ensinará como escrever ótimas cartas de vendas, mas também ajudará a melhorar tremendamente suas campanhas de e-mail marketing e landing pages.
The Ultimate Sales Letter

O estilo simples de Kennedy também torna esse livro uma leitura divertida e a informação fácil de aplicar.

9. Breakthrough Copywriting: How To Generate Quick Cash With The Written Word de David Garfinkel

Este é um ótimo livro para aqueles que estão familiarizados com os fundamentos do copywriting e estão procurando refinar suas habilidades.

Em Breakthrough Copywriting, Garfinkel fornece segredos para explorar as emoções da sua persona compradora com algo que realmente seja relevante para ela e a convença a realizar uma ação de compra, por exemplo.

Breakthrough

10. Copywriting: Palavras Que Vendem Milhões de Gustavo Ferreira

Copywriting é a arte da comunicação persuasiva. O livro Copywriting: Palavras que vendem milhões, apresenta:

  • Princípios de marketing com 152 headlines altamente persuasivas
  • 7 cartas de vendas que venderam mais de 1 bilhão de dólares
  • 26 modelos para iniciar suas cartas de vendas
  • 7 passos de Gary Halbert para escrever textos vencedores
  • Roteiro de 52 passos para cartas e vídeos de vendas

Essas e muitas outras dicas, técnicas, exemplos e ferramentas de marketing digital têm o objetivo de desenvolver um texto de acordo com os princípios do copywriting e gerar resultados para seu negócio.

copywriting

Gostou da nossa seleção com livros de copywriting que todo profissional deve ler para se tornar um especialista ainda mais antenado com técnicas e novidades?

No Vooozer estamos sempre atentos às novidades do mercado e temos a missão de auxiliar você a aumentar o engajamento digital do seu público com o seu conteúdo.

Já pensou em desenvolver posts em áudio em sua estratégia de marketing de conteúdo?  Pelas nossas pesquisas, mais de 80% das pessoas não conseguem ler tudo o que gostaria na internet. Dessa forma, parte da estratégia de copywriting deve ser levar o conteúdo, em qualquer formato, ao usuário.

Se um texto é persuasivo ao ser lido, imagine ao ser escutado em uma narração com variações de tom e emoção.

Então, publicando uma versão em áudio junto aos seus textos – assim como a Resultados Digitais e a Rock Content já fazem – você irá engajar mais visitantes e gerar mais leads do que apenas publicando a versão em texto.


Deixar uma resposta