Aprenda a identificar os assuntos mais procurados na internet para o seu blog!

Assuntos mais procurados na internet

Um blog bem-sucedido exige mais do que uma escrita impecável. O mundo digital está recheado de informações e, por isso, é preciso caprichar nos temas que serão abordados em seus textos.

Pesquisar, conhecer e entender os assuntos populares na internet é essencial para atrair audiência.

Não precisa ler, a gente já narrou pra você! Aperte o play e ouça o post na íntegra:

Diariamente, um volume muito grande de conteúdo é publicado online e, entre eles, todos os artigos publicados pela sua empresa.

Dessa forma, é comum ficar sem ideias para novos textos, entretanto, algumas ferramentas e técnicas ajudam a garimpar os tópicos de maior relevância no ambiente digital para encontrar os assuntos mais procurados na internet.

E para te ajudar nesse processo, separamos neste artigo alguns dos principais mecanismos e ferramentas de marketing digital para descobrir os assuntos mais procurados na internet.

6 maneiras de achar os assuntos mais procurados na internet

1- Google Trends

Se a internet é um grande depositário de informações, o Google é o principal meio para acessá-las. Então, é de se esperar que o serviço online conte com uma plataforma para descobrir o que mais é comentado e procurado na internet.

Pelo Google Trends é possível descobrir não apenas os assuntos populares mais visualizados nas últimas 24 horas, mas, também, sua distribuição geográfica, área de interesse e as fontes que fizeram as publicações.

2- Buzzsumo

Considerada uma das melhores ferramentas para descobrir o que está sendo falado na web, pois se trata de uma plataforma em inglês e que te dá acesso aos principais tópicos de todo o mundo. Logo em sua página inicial são destacados os assuntos populares de maior relevância.

Além disso, é possível fazer pesquisas por período, temas específicos e, no plano Premium, há filtros por idioma ou localidade.

3- Hubspot Blog Topic Generator

A Hubspot é um dos principais nomes do marketing digital no mundo, sobretudo, quando o assunto é marketing de conteúdo.

Usando a sua expertise no mercado, a empresa mantém uma plataforma que ajuda bastante na hora de escolher novos temas para blog post.

A ferramenta, em inglês, permite que sejam inseridas três palavras — o ideal é que sejam sempre substantivos.

Automaticamente, serão criados cinco títulos com essas palavras e, depois, serão entregues para a pessoa uma semana de posts. Ele é um mecanismo excelente para gerar insights sobre os assuntos mais procurados na internet.

4- Pesquisa em grupos do Facebook

As mídias sociais surgiram como espaço para a socialização e até hoje são bastante utilizadas para isso. Dessa forma, essas plataformas se tornam bons espaços para garimpar ideias, insights e temas que possam se tornar artigos.

Os grupos do Facebook, por exemplo, são espaços em que as pessoas apresentam seus problemas, dúvidas, demandas e desejos, e é sobre esses assuntos que bons textos acabam retratando.

5- Análise de concorrência

Esse processo é importante em dois aspectos. Primeiro, por permitir comparar com seus concorrentes a qualidade dos textos que têm produzido, a linguagem que têm explorado e as imagens que têm escolhido — o que leva a pensar em forma de melhorar sempre a qualidade do seu material.

Além da análise de qualidade, também é uma forma de perceber assuntos importantes e que, por algum motivo, ainda não foram explorados por você. Observar outros players do mercado ajuda a ter insights valiosos.

Mas cuidado! Copiar um concorrente certamente não é algo indicado a se fazer.

6- Pesquisa em blogs estrangeiros

Não é apenas em sites e blogs nacionais que você encontrará boas ideias. Consultar empresas de mídia estrangeiras faz com que você expanda a sua rede de fontes e tenha acesso a pautas que vêm se destacando em outros países, mas que não têm sido trabalhadas por aqui.

Então, fique atento em alguns quesitos:

  • verifique se o público daquele blog é equivalente ao seu público-alvo. Lembre-se que o perfil e comportamento das pessoas mudam de país para país;
  • procure consultar se as palavras-chave daquele tema têm sido pesquisadas em sua região;
  • adeque a linguagem para que se encaixe no perfil do seu blog e dos seus artigos.

Agora que você sabe como garimpar os assuntos populares na internet está na hora de começar a pesquisar e produzir conteúdos incríveis.

Gostou deste artigo sobre como descobrir os assuntos mais procurados na internet? Então não deixe de ler este texto sobre como criar pautas e acerte nos materiais para o blog da sua empresa.

 

Além de saber o que e como escrever, engajar seus leitores é fundamental. O uso de áudio posts tem se mostrado uma estratégia excelente para isso.


Deixe uma resposta