Monitoramento de leads: como posts em áudio podem te ajudar a vender mais

caminhos de pegadas no chão e uma lupa

Como sabemos, capturar um lead é apenas uma das etapas iniciais na estratégia de inbound marketing. Após capturar um lead, ou seja, conseguir o e-mail de um visitante interessado em algum conteúdo seu, vem a parte de nutrir e se relacionar com essa pessoa. Parte desse processo envolve o monitoramento de leads e a qualificação de leads.

Você está sem tempo para ler? Ouça esse conteúdo! Clique no play abaixo!

Neste post, falaremos sobre como os posts em áudio podem te ajudar a monitorar e qualificar os seus leads e, assim, gerar mais vendas para o seu funil. Vamos lá?

Como funciona a captura de leads em posts em áudio?

A estratégia que falaremos aqui é aplicada através da plataforma de áudio do Vooozer. Com ela, você pode publicar posts em áudio com captura e monitoramento de leads. Ou seja, você incorpora um player em seu post com o conteúdo em áudio, como neste próprio post ou neste exemplo da Endeavor. Quando seus visitantes apertarem play, será solicitado um e-mail para ouvir o post. Veja um exemplo na imagem a seguir:

Print do player do Vooozer e ao lado um print do player solicitando o e-mail do visitante que apertou play.

Assim como se oferece ebooks e outros materiais em troca de informações do visitante, a versão em áudio do seu post pode fazer a mesma coisa.

Pelo post em áudio oferecer uma comodidade a mais para o seu público – que passa a poder consumir seus conteúdos enquanto dirigem, caminham, arrumam a casa ou praticam alguma outra atividade – ele serve como “moeda de troca”, assim como outros materiais ricos.

Como funciona o monitoramento de leads em posts em áudio?

Uma vez que o lead preenche seu e-mail, ele passa a ter acesso ao áudio em questão e a todos os outros posts em áudio do seu blog. Seu navegador recebe um cookie que irá monitorar suas atividades no player. Dessa forma, o visitante não precisa ficar preenchendo seu e-mail em todos os seus posts em áudio que estiverem com a captura de leads ativa.

O monitoramento de leads se dá através desse mesmo cookie. Quando o lead acessar outro post em áudio do seu site, pelo mesmo navegador, isso também será registrado. Então é possível saber quais conteúdos do seu site cada lead consumiu.

Cada conversão ou consumo de post em áudio é registrado na plataforma do Vooozer. Caso você possua conta no RD Station, por exemplo, é possível integrar os sistemas para que os e-mails capturados e informações de engajamento com seu conteúdo sejam enviados para sua conta do RD Station. Por sinal, novas integrações com o Vooozer também estão a caminho.

Como monitorar os leads e vender mais?

Além do e-mail do visitante e da informação de qual conteúdo o engajou, é registrado também quanto tempo de áudio foi consumido a cada interação.

Ou seja, se um conteúdo tem 4 minutos, é possível saber exatamente quanto desses 4 minutos foi reproduzido pelo visitante no player.

Com esses dados você pode então fazer um monitoramento de leads com bastante precisão e, assim, qualificar leads com maior assertividade.

A ideia para se beneficiar disso é monitorar quais conteúdos cada lead consumiu e o quanto consumiu de cada conteúdo. Sabendo exatamente o que o lead consumiu, você pode analisar o nível de engajamento dele e o quanto o lead “está quente”.

Exemplo 1

Digamos que um lead converteu em um post em áudio de conteúdo topo de funil e, nos dias seguintes, consumiu outros conteúdos topo de funil.

Na semana seguinte, ele consumiu pelo menos 80% de dois conteúdos meio de funil. Depois, na terceira semana, ele consumiu 100% de dois posts em áudio de material fundo de funil.

Com esse histórico, você poderia encaminhar o lead para efetivar uma venda (seja por inside sales ou a etapa equivalente no seu processo de vendas).

Exemplo 2

Um lead converteu em um post em áudio de conteúdo meio de funil e reproduziu menos de 5% do áudio.

Nos dias seguintes, ele se engajou com 2 áudios fundo de funil, consumindo apenas 10% de cada um deles.

Por mais que o lead tenha se envolvido com materiais meio e fundo de funil, pelo detalhamento de quanto ele consumiu de cada post em áudio você sabe que não se trata de uma oportunidade de venda ou lead maduro.

Na prática

Para facilitar esse trabalho e torná-lo escalável, recomendamos que você tenha uma planilha de controle dos seus posts em áudio. Nesse controle, sugerimos especificar a etapa do funil de cada um dos conteúdos e outros dados relevantes.

Dessa maneira, ao cruzar com os dados de consumo de cada lead você pode avaliar o quanto o lead está frio ou quente, ou maduro suficiente para seguir à próxima etapa do seu funil de vendas.

Nos exemplos anteriores, citamos cenários apenas com as informações de monitoramento de leads pela plataforma de áudio do Vooozer. Mas a ideia é somar esses dados e informações valiosos a tantos outros que você possua no seu plano de marketing de conteúdo.

Por isso, recomendamos que a planilha de controle citada converse com outras planilhas, bases de dados e softwares. Como, por exemplo, no caso da integração entre a plataforma de áudio do Vooozer e o RD Station.

 

Esperamos que essa estratégia de monitoramento de leads te ajude a avaliar melhor seus leads e vender mais!

Se você ficou interessado, então confira o case de sucesso da Resultados Digitais com essa estratégia.


2 thoughts on “Monitoramento de leads: como posts em áudio podem te ajudar a vender mais

    1. Obrigado pelo elogio! 😉

      Fico satisfeito que a dica possa te ajudar. A planilha ajuda a dar uma visão geral do seu portfólio de conteúdo e, quando se trabalha sozinho, é algo ainda mais útil.

Deixe uma resposta